O HPV é um vírus encontrado mais frequentemente na região genital de homens e mulheres, adquirido através de relações sexuais. Na maioria das pessoas a presença do vírus do HPV não causa nada, mas uma pequena parcela destas pessoas, cerca de 5%, terá alguma manifestação do HPV. Entre as pessoas que manifestam a infecção, a maioria terá uma manifestação transitória e benigna, que pode ser um exame preventivo levemente alterado ou verrugas genitais. Para cerca de 1% haverá uma manifestação relevante, representada por uma lesão precursora do câncer do colo: as lesões de alto grau ou neoplasias intraepiteliais cervicais. Estas são as lesões mais importantes, pois, se não detectadas e tratadas, podem progredir até o câncer do colo do útero em alguns anos.
A infecção pelo HPV, normalmente, não causa sintomas. A manifestação visível, as chamadas verrugas, podem causar algum desconforto, mas as lesões internas (em vagina e colo do útero) são completamente assintomáticas. Por isso as mulheres devem se submeter ao exame preventivo para verificar a presença das lesões precursoras (que antecedem) o câncer do colo mesmo quando estão se sentindo bem.
As verrugas são na maioria das vezes percebidas pelas próprias pacientes e diagnosticadas por um médico durante o exame clínico. O foco do diagnóstico está nas lesões precursoras do câncer do colo, pois há tratamento para preveni-lo. Isso pode ser feito de forma muito simples através do preventivo e outros exames quando estes sugerem uma lesão desse tipo. Quando há uma suspeita no preventivo de uma lesão precursora, a mulher deve submeter-se a uma colposcopia. Esse exame é igual ao exame ginecológico comum, mas o médico irá examinar o colo do útero através de uma lente de aumento. Se ele encontrar uma lesão precursora, poderá realizar o tratamento na hora. Se tiver alguma dificuldade, poderá solicitar novos exames para esclarecer.
Não existe tratamento com comprovação científica de eficácia para a infecção pelo HPV quando não há lesão precursora ou verrugas. Nesta situação, fazemos o esclarecimento e recomendamos que a mulher mantenha seu exame preventivo em dia, como recomendado acima. Caso surja uma verruga ou seu preventivo apresente alguma suspeita de lesão precursora, o que não é o mais frequente, ela deverá seguir a orientação de seu médico.
As lesões precursoras podem ser tratadas destrutivamente (por várias formas) ou retiradas cirurgicamente. A maioria dessas lesões em mulheres jovens (até 40 anos) é retirada sob anestesia local durante a colposcopia. Em algumas situações, mais comuns em mulheres mais maduras, pode ser necessária uma cirurgia um pouco mais profunda, que deve ser feita em centro cirúrgico: a conização do colo do útero. Ambas são realizadas pela vagina e com baixo risco de complicações.
Devido ao fato da transmissão do HPV se dar por meio do contato de pele entre dois indivíduos, a infecção pelo HPV é de difícil prevenção. O uso de preservativo durante a relação sexual e um número reduzido de parceiros sexuais reduz os riscos de contaminação. Já a prevenção do câncer de colo deve ser feita pela realização regular do exame preventivo.
Existem vacinas contra os tipos mais comuns de HPV que contaminam a região genital. São dois produtos: um com os dois tipos mais comumente relacionados ao câncer do colo do útero e outro com esses tipos e mais dois tipos, mais comumente relacionados às verrugas genitais. Estima-se que mulheres que tomaram uma dessas vacinas antes de se contaminarem pelo HPV têm redução de até 70% na probabilidade de desenvolverem o câncer do colo do útero. Entretanto, como ainda permanece algum risco, mulheres vacinadas também devem manter a prática do exame preventivo.
Fonte: FioCruz
Na G.O. Clinic, entendemos a importância de um diagnóstico e tratamento eficazes do HPV para a saúde feminina. Como um hospital dia de ginecologia em Fortaleza, somos especialistas no manejo de infecções por HPV, oferecendo um atendimento de excelência e personalizado para cada paciente. Nossa equipe de ginecologistas altamente qualificados possui vasta experiência no diagnóstico, tratamento e prevenção do HPV, garantindo que você receba o melhor cuidado possível.
Se você está preocupada com o HPV ou precisa de um diagnóstico e tratamento confiáveis, a G.O. Clinic está aqui para ajudar. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma consulta e descobrir como podemos cuidar da sua saúde ginecológica com excelência e dedicação.
Envie sua solicitação